Mundo de Resenhas

Livros, resenhas e o mundo editorial

Eu Mato vs. O Aliciador abril 5, 2010

Filed under: 1 — L. Prado @ 7:54 pm
Tags: , ,

Ao que se parece, o reinado dos autores norte-americanos, famosos por seus livros sobre serial killers e busca desenfreada por suspeitos, pode estar levemente ameaçado. Duas editoras brasileiras, a Record e a Intrínseca, decidiram apostar em autores europeus do gênero, mais precisamente, italianos, e torço para que seus livros caiam na graça do público brasileiro. Sem dúvida, os dois valem muito a pena serem lidos, especialmente, por quem gosta de crimes em série e assassinos astutos.

Assim que terminei a leitura de “O Aliciador” (Record), de D. Carrisi, emendei no livro “Eu Mato” (Intrínseca), de Giorgio Faletti. O título, por si só, preciso e áspero, já diz ao que veio. Porém, nas primeiras páginas, o autor se atém em descrever de forma minuciosa o mapa do Principado de Mônaco, local onde se passa a trama. Fiquei um pouco cansada, deixei o livro de lado por um ou dois dias, pensando que a história não decolaria. Mas a curiosidade foi maior e retomei a leitura. Que grata surpresa!

Giorgio Faletti desenvolve a história de todos os personagens que aparecem na trama, até mesmo os de menor importância, mas que são fundamentais à trama. Passado o estranhamento inicial, gostei bastante da técnica, pois me permitiu maior envolvimento com a narrativa e familiarização com cada um. Como personagens centrais, estão um delegado de polícia francês e um agente especial do FBI, de licença do bureau após a morte inesperada da esposa e, desde então, está radicado em Mônaco.

Numa determinada noite, um homem misterioso liga para a principal rádio do Principado e anuncia que, a partir daquele dia, irá liberar seus demônios. Como? Matando. Ao fundo, ele deixa tocar uma música que tem relação com a vítima escolhida. Os homicídios são cruéis, os corpos ficam desfigurados e ninguém sabe quem pode ser o próximo. Mais uma noite, outra ligação, mais um morto.

O que me chamou atenção, tanto em “O Aliciador” quanto em “Eu Mato”, é a violência e crueldade cometidas pelos assassinos. Ao contrário dos livros americanos, em que os crimes parecem seguir uma lógica feijão-com-arroz, os autores europeus não demonstram medo de evocar o mal maior que existe dentro do ser humano e explorá-lo. Em alguns capítulos de “Eu Mato”, o assassino ganha voz e as cenas que se passam  na casa dele são de fazer gelar. Possivelmente, não é todo leitor do gênero policial que vai adorar o livro. É preciso ter estômago.

Em relação ao final, me surpreendeu, como eu esperava, apesar de ter sido alongado além do necessário. Após a descoberta do assassino, os policiais ainda levam tempos até prendê-lo e, novamente, achei um pouco cansativo. Mas, de forma, geral, a trama ficou muito bem amarrada, ao contrário de “O Aliciador”, em que algumas perguntas tiveram respostas confusas. Mas, vejam, ambos os livros valem muito a leitura. Meus comentários são a efeito de comparação mesmo, já que os temas são semelhantes.

Para finalizar, só fiquei um pouco chateada pelo fato de Giorgio Faletti transformar Frank Ottobre, o agente do FBI, em uma máquina de raciocínio e intuição quase infalíveis. A sensação é de que, se ele nao estivesse ali, a polícia monegasca não teria capacidade de solucionar o crime.

 Serviço:

Eu Mato, de Giorgio Faletti

Itália – venda: 4 milhões de exemplares no país.

Trad.: Eliana Aguiar

Ed. Intrínseca

R$39,90

O Aliciador, de Donato Carrisi

Itália

Trad.: Eliana Aguiar

Ed. Record

R$49,90

 

One Response to “Eu Mato vs. O Aliciador”

  1. Rosana Says:

    Amiga, te admiro! Tu tens o dom!!!!!
    E como é a palavra mesmo? Monegasca! Ahhh tá, lógico… eu sabia… hahahaha
    Sua chique!!!!!!
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Love u


Deixe um comentário

