Mundo de Resenhas

Livros, resenhas e o mundo editorial

Muito mais que um clube de leitura abril 8, 2010

Filed under: 1 — L. Prado @ 8:31 pm
Tags: , , ,

 O livro “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, é uma daquelas obras que você abre, folheia um pouco intrigada por causa do título diferente e percebe que se trata de uma narrativa refinada, elegante e muito charmosa. Em outras palavras, pode-se dizer que é um livro para ler e sentir-se imediatamente feliz.

Em janeiro de 1946, Londres respira aliviada com o final da massacrante II Guerra Mundial. A jovem escritora Juliet Ashton aproveita o período para viajar pelo interior e lançar seu novo livro, uma coletânea com os artigos escritos para um jornal, durante a guerra. Ao retornar, recebe a carta de um morador das Ilhas do Canal, uma pequena ilha pertencente à Coroa Britânica. Dawsey Adams comprou um livro do autor Charles Lamb e, na contracapa, havia o nome e endereço de Juliet. Assim, os dois começam uma amizade à distância, via cartas.

É, então, que Juliet é apresentada à Sociedade Literária de Guernsey, um clube que reúne moradores da pequena ilha para ler e falar sobre literatura e, durante a discussão, comer tortas de casca de batata. Entusiasmada com o grupo, que surgiu por causa de um incidente com os alemães, ocupantes da terra durante a guerra, começa a se corresponder com os demais membros da sociedade e, assim, define o tema do seu novo livro.

De forma descontraída e honesta, os personagens trocam informações e experiências vistas e vividas no período da guerra, as mortes, doenças, fome, miséria, falta de esperança. Tanto em Londres quanto em Guernsey, os moradores foram obrigados a se adaptar à nova realidade de horror, e, no pós-guerra, a lidar com um país em ruínas e feridas que precisavam ser fechadas. É uma história linda, comovente e, apesar do clichê, que mostra o real valor de uma amizade.

Serviço:

“A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”

Mary Ann Shaffer e Annie Barrows

Ed. Rocco

Tradução: Léa Viveiros de Castro.

R$38,00.

Anúncios
 

One Response to “Muito mais que um clube de leitura”

  1. Jussara Says:

    Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler esse livro!!! =)
    Acho que uma das principais intenções é essa, não é?
    Bjs!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s